Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Congresso da Cidade: Na Boa em POA promove inclusão social

O lançamento oficial do projeto “Na boa em POA” acontece hoje, 9, com a apresentação do painel Porto Alegre: juventude e a cidade que queremos construir. O evento será realizado às 14h, na Usina do Gasômetro, com mediação de Manoel Soares, coordenador da Central Única das Favelas-RS (Cufa).

As ações são coordenadas pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e têm participação das secretarias municipais da Juventude (SMJ), Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), Cultura (SMC), Educação (Smed) e Esportes (SME), com apoio da Carris, DMLU, EPTC, Fasc, Procempa e ObservaPoa. O painel deverá reunir 500 jovens para debater temas sobre a juventude de Porto Alegre e a vida social e cultural na cidade.

O projeto Na boa em POA prevê um conjunto de ações que integram a programação do 5º Congresso da Cidade, voltadas ao público jovem da capital, dentro do conceito da campanha “Porto Alegre. Eu Curto. Eu Cuido”. Ao longo do ano, até dezembro, a Capital será dividida em seis regiões e os jovens da cidade terão a oportunidade de participar de oficinas e workshops de cidadania e tecnologia. O projeto visa integrar as comunidades com diferentes temas: segurança, educação, trabalho, lazer, etnias, mobilidade urbana, cultura e identidade jovem. Serão seis oficinas temáticas em cada região.

Dentro da programação, de 19 de setembro a 3 de outubro, haverá uma oficina de vídeo em cada região (ministrada conjuntamente por educomunicadores e cineastas). Ao final dessas oficinas, será realizada a edição das imagens da mostra audiovisual que os jovens gravarão durante o projeto. Todas estas ações culminarão em uma mostra de vídeos, que acontecerá de forma descentralizada, nas seis regiões da cidade e funcionará como uma etapa de aquecimento do Democracine (mostra de cinema prevista para maio de 2012, ligada à Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa).

A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário