Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ações de Governança desencadeiam combate aos focos de lixo


Ações coordenadas pelos Centros Administrativos Regionais estão revitalizando a paisagem em diversos pontos da cidade em ações concretas, com base no movimento Eu curto. Eu cuido. As mudanças estão ocorrendo através de ações de Governança, desenvolvidas pelos CARs de combate aos focos de lixo.
Os relatos dos cases foram realizados na tarde desta sexta feira, 2, pelos coordenadores dos CARs numa reunião que contou com as presenças do secretário de Governança, Cezar Busatto e do assessor técnico e Diretor Substituto do DMLU, Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves.
Parceria - As ações integradas de combate aos Focos de Lixo contam com a parceria da comunidade local, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e Viação e CARS. Entre os cases relatados,  Máximo Júlio Iracet Alfonso, coordenador regional do Orçamento Participativo (CROP), revelou que as ações foram desenvolvidas em focos localizados da Restinga e Belém Novo, sendo que em dois pontos as áreas afetadas foram revitalizadas com ações comunitárias de paisagismo.

Nos locais também foram afixados demarcadores de madeira, pedras e limpeza das bocas de lobo. O DMLU, através das empresas terceirizadas retirou dois caminhões de resíduos das áreas localizadas na rua Ignes Fagundes, no bairro Restinga, e numa praça no Belém Novo. Outro relato impactante foi relativo à grande concentração de foco de lixo localizado na praça em frente à Escola Nossa Senhora do Carmo, no bairro Restinga. Para reverter a situação, o CAR Extremo Sul vai realizar uma trabalho de conscientização dos professores e alunos para promover a preservação do local.
Pontos críticos - Na região Centro Sul, o coordenador do CAR, Osmar Antônio Goi, fez um informe preciso do combate aos Focos de Lixo na região. Um dos pontos críticos ficava localizado no entorno do empreendimento Motel Moinho, onde, em ação de Governança e no espírito do movimento Eu curto. Eu Cuido, foram removidos os detritos de dois focos de lixo da avenida Vicente Monteggia.
Já na Estrada Cristino Kraemer, no extremo sul da cidade, as ações foram mais drásticas, devido ao grande volume de lixo jogado no leito do asfalto. No local, havia animais mortos e grande quantidade sacos plásticos com lixo e garrafas pets. Para resolver o problema, o DMLU estabeleceu áreas de contenção com aterro nas margens da avenida e placas de aviso.  No final do encontro, ficou definido que no mês de outubro será realizada uma nova rodada de informes sobre o combate aos focos de lixo nos bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário