Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vandalismo: prefeitura lamenta e apela à população

Dois contêineres da nova coleta automatizada de lixo foram alvo de vandalismo nesta madrugada no Centro Histórico, um na rua Duque de Caxias, junto ao Alto da Bronze, e outro na rua João Manuel, quase esquina com a rua 7 de Setembro. O primeiro não ficou muito danificado, mas o segundo será retirado ainda esta manhã e posteriormente substituído. "Aqueles que amam a cidade devem denunciar os vândalos pelo 156", disse o prefeito José Fortunati”. (fotos)

O prefeito lamentou o ato de vandalismo. "Infelizmente, afirmou ele, temos uma pequena parcela da população que não contribui. Tenho certeza que a imensa maioria ama sua cidade, quer colaborar com sua cidade, cobra de forma firme do poder público e quer ser parceira. Desde que lançamos a campanha Porto Alegre: Eu Curto, Eu Cuido, as manifestações são entusiasmadas e mostram que as pessoas querem continuar cobrando da prefeitura, mas também querem participar desse processo”

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, lembra que a experiência de outras cidades indicava essa possibilidade, mas o fato de isso acontecer em pouco mais de 24 horas em Porto Alegre após a implantação do sistema surpreendeu a todos. "A aceitação do movimento Porto Alegre: Eu curto, eu cuido nos chamou a atenção no primeiro dia dos contêineres, por isso, talvez, o vandalismo desta madrugada tenha nos surpreendido tanto", explica Moncks.
A empresa Conesul, que presta o serviço de coleta automatizada para o DMLU, tem cem contêineres de reserva para manter a cidade normalmente equipada em casos de emergência como esse. Esses contêineres foram importados da Itália e custaram R$ 4 mil cada um para a Conesul. O prejuízo da prefeitura é zero. O DMLU informa à população que o telefone do Fala Porto Alegre (156) está à disposição para críticas, sugestões e denúncias em caso de mau uso dos novos equipamentos.
Na segunda noite de instalação dos contêineres da nova coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar, o DMLU antingiu a marca de 412 equipamentos distribuidos pela área-piloto, dentro da meta de colocar uma média de 200 contêineres por dia durante toda esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário