Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Congresso da Cidade: 51 bairros reuniram 1,5 mil pessoas

Após 37 reuniões dos encontros moderados de Governança, o Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade divulgou na manhã de hoje, 26, os dados oficiais do evento que está projetando o futuro da Capital com grupos de discussões dos 82 bairros de Porto Alegre. Os participantes das reuniões realizadas em escolas, salões de igrejas ou nas sedes das associações de moradores das comunidades já ultrapassaram o número de 1.500 pessoas. Os debates possibilitaram um novo olhar para os problemas atuais, com a projeção de futuro para cada demanda baseada na análise dos territórios e indicadores gerados pela Bússola do Desenvolvimento.

Os moderadores coordenam as encontros visando a estimular os participantes a definirem os Motes e Metas com base nas metodologias Zoop (criado no início dos anos 80, quando a Sociedade Alemã de Cooperação Técnica contratou uma empresa de consultoria para aperfeiçoar seu sistema de gestão de projetos de desenvolvimento) e Metaplan (empresa alemã de consultoria que desenvolveu, no final dos anos 70, um conjunto de instrumentos que viabilizam a maior objetividade na aplicação do enfoque participativo no trabalho em grupo).
Ainda serão promovidos mais 31 encontros do total de 82 bairros da Capital. As decisões dos bairros irão para outros encontros nas regiões de Planejamento e do Orçamento Participativo, e farão parte da rodada final do 5º Congresso da Cidade, em novembro, quando as definições dos territórios serão discutidas. Os encontros contaram com a participação de lideranças comunitárias e empresariais, delegados do Orçamento Participativo, representantes dos  Centros Administrativos Regionais (CARs), além de representantes do terceiro setor.

Clique no link para ver os motes definidos por bairros

Nenhum comentário:

Postar um comentário