Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Campo Novo prioriza ações e define Motes

A reunião do 5º Congresso da Cidade do Bairro Campo Novo realizada na noite de terça-feira, 5, na Capela Nossa Senhora das Graças localizada, no Beco Paladino, 350, contou com a participação de 25 pessoas entre atores sociais e lideranças do território.

Conforme o moderador do encontro e consultor de desenvolvimento de Territórios, Luiz Otávio Abreu, a presença do Segundo Setor com a participação de comerciantes e empreendedores, juntamente com as lideranças comunitárias e entidades do Terceiro Setor do bairro foi um diferencial da reunião. Após o debate, no sentido da construção da projeção de futuro, destinada a prepar os territórios para Copa de 2014 e para os 250 anos da cidade em 2022, os participantes definiram os seguintes Motes:

Povo saudável e inteligente vive contente!
Crescimento com qualidade e sustentabilidade.
Desenvolvimento rural e urbano em harmonia com meio ambiente.

As ações proritárias para o fortalecimento do Campo Novo do indicador de desenvolvimento humano e Cidadania deliberados foram os seguintes: Criar Centro de Convivência da melhor idade; Ampliar a escola de educação infantil; Criar ações para reabilitar os dependentes químicos e ampliar posto de saúde.
Construir uma escola de ensino médio.

Para orientação dos Encontros Moderados de Governança, cada território terá a sua Bússola do Desenvolvimento Local, representação gráfica da combinação ponderada de vários indicadores de desenvolvimento: Humano, Cidadania, Urbano-Ambiental e Econômico.

A Bússola do Desenvolvimento Local utiliza, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados primários e secundários, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros, e também mesclará indicadores de percepção das lideranças locais. A Bússola permite uma melhor compreensão da situação atual de cada território, favorecendo sua articulação interna, e funciona como um indicador de gestão continuada medindo os impactos dos projetos executados na condição do desenvolvimento local.

No inicador Urbano-ambiental foram os seguintes: Seguir leis vigentes para construção de habitação; Colocar contêineres para coleta de lixo reciclado; Criar parques e praças; Ajustar nomenclaturas dos becos e ruas; Planejar crescimento habitacional e de trânsito e Garantir contrapartidas dos empreendimentos locais.

Já no indicador Econômico os participantes priorizaram as seguintes iniciativas: Incentivar feiras agroecológicas e convencionais; Trazer linhas de lotação; Buscar cursos de capacitação profissional
Construir horta comunitária nos fundos do posto; Trazer posto da Brigada Militar; Trazer Internet Banda Larga, Trazer uma universidade e Limpar riacho do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário