Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vila Assunção mobiliza 83 pessoas

O bairro Vila Assunção realizou na noite de terça-feira, 21, o encontro moderado da "Etapa Bairros” do 5º Congresso da Cidade. A reunião, realizada na capela da Igreja Nossa Senhora da Assunção, contou com a presença de 83 pessoas. Sob a moderação de Guilherme Kielling, foram definidos três motes: Vila Assunção é viver bem; Assunção, um bairro integrado e feliz; e Integração desenvolvendo a cidadania.

De acordo com Nilciomara Silveria, mais conhecida no bairro como Neca, que é coordenadora pedagógica da Escola de Educação Infantil Capela Navegantes, a reunião foi positiva sob vários aspectos. Ela afirma que foi proporcionado um ambiente propositivo para as pessoas falarem de seus sentimentos em relação ao bairro. “Pudemos expor nossas angústias, nossos desejos e expectativas do que pode ser feito para que as melhorias ocorram a partir da participação de cada um”, afirmou.

Neca disse ainda que o trabalho de moderação teve destaque especial. “O moderador teve a sensibilidade de perceber as peculiaridades e diferenças dos participantes. As pessoas foram instigadas a participar, e o resultado superou as expectativas”, comentou.

Outro ponto destacado foi a mobilização e, principalmente, a presença de muitas pessoas que nunca participaram de reuniões para discutir o bairro. “Das 83 pessoas presentes na reunião, pelo menos 20 nunca estiveram nem mesmo nas reuniões do Orçamento Participativo”, afirma a coordenadora pedagógica.

Novo encontro - Os encontros moderados têm o objetivo de definir os motes e metas para a comunidade dos 82 bairros até julho. Os participantes da “Etapa Bairros” da Vila Assunção deliberaram que haverá outra oportunidade para se reunirem ainda nessa etapa do 5º Congresso da Cidade. Ficou marcada nova reunião para o dia 14 de julho.

As decisões dos bairros serão levadas a outros encontros, nas oito regiões de Planejamento e também nas 17 regiões do Orçamento Participativo, além de integrarem a rodada final do Congresso, em novembro, quando as definições dos territórios serão discutidas no conjunto da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário