Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Secretário de Governança visita Vila Bom Jesus revitalizada



Após o processo de revitalização dos ambientes do bairro Bom Jesus realizado em quatro finais de semana com o trabalho dos voluntários da ONG Oásis, o resultado de revitalização do meio ambiente feito em ação conjunta com a comunidade recebeu a visita na tarde de domingo, 5, do secretário de Governança, Cezar Busatto. A ação denominada "“Bairro limpo, verde e alegre" foi deliberada pelo 5º Congresso da Cidade da Grande Bom Jesus e desenvolvido na Vila Nossa Senhora de Fátima.

O trabalho foi realizado por 24 voluntários que desenvolveram atividades coletivas de construção de um novo ambiente usando pincéis, rolo, tinta, madeira, pregos e muita criatividade. "Estamos em plena 27ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, a ação dos voluntários na Vila Bom Jesus é bom exemplo de cuidado com o bairro. O sentimento de Cuidador da Cidade está semeado na Bom Jesus, com a participação efetiva da comunidade na construção do ambiente limpo e alegre como podemos observar", disse Busatto.

A ONG Oasis atuou por quatro finais de semana na Bom Jesus, com uma metodologia livre para despertar o espírito criativo e colaborativo da comunidade. A proposta é de revitalizar os ambientes de acordo com o perfil da comunidade, proporcionando estímulos para revitalização das ruas pela própria comunidade, com apoio dos cuidadores e atores sociais da localidade. As atividades dos voluntários foram acompanhadas pelo coordenador do Centro Administrativo Regional da Zona Leste, Rodrigo Kandrik, delegados do Orçamento Participativo, lideranças do Bom Jesus e cuidadores do bairro.

Projeto Oásis Net Impact Porto Alegre - Trata-se de uma metodologia social do Instituto Elos do Brasil que, por meio da parceira com a Net Impact, pretende realizar uma ação de impacto em uma comunidade de Porto Alegre. Oásis é um jogo que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.



*Fonte : Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário