Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rede de Cuidadores da Cidade ganha força em Porto Alegre

Cidadãos de Porto Alegre de diferentes bairros, idades e trajetórias de vida, alguns aposentados, outros atuantes no mercado de trabalho ou em entidades não governamentais estão dando início a uma rede que poderá se transformar num exército de Cuidadores da Cidade. Mais de 20 deles estiveram reunidos nesta quinta-feira (9) para ver Porto Alegre sob o ponto de vista do visitante e começar a identificar algumas ações que podem melhorar a cidade, seja para prepará-la para o futuro, seja para torná-la ainda mais atraente para quem vive na capital gaúcha. Outro grupo estará novamente reunido na manhã de sexta-feira.



“Há muito a ser feito”, avaliou a voluntária Jane Varella, moradora do Bairro São Geraldo, logo após desembarcar de um passeio oferecido pela Linha Turismo pelo Centro Histórico da Cidade. Foi a primeira vez que Jane fez o roteiro turístico pelo centro de Porto Alegre.

O encontro foi promovido pelo Comitê Gestor do V Congresso da Cidade e a ONG Parceiros Voluntários, que, em parceria, estão atuando na capacitação dos Cuidadores da Cidade, com a meta de formar uma rede de 2,5 mil cuidadores até o final do ano. O grupo já capacitado, com cerca de 100 voluntários e lideranças comunitárias é o ponto de partida para multiplicar, nos 82 bairros, o número de Cuidadores da Cidade.


Recentemente, Cuidadores da Cidade em parceria com a ONG Net Impact revitalizaram ruas da Bom Jesus. Nesta quarta-feira, com crianças da região Nordeste de Porto Alegre, fizeram um mutirão para recolhimento de lixo nos arredores da Praça Timbaúva.


“Estou me unindo a esse grupo para ver como posso ajudar a melhorar o bairro em que vivo, a Tristeza, além de buscar melhorias para a Vila Conceição e Assunção, regiões da cidade com as quais tenho muita proximidade”, disse o administrador aposentado Cláudio Hofmeister Barcellos, de 69 anos. Depois de passar 20 anos longe de Porto Alegre, Cláudio está de volta a uma cidade com mais trânsito, mais prédios e mais problemas a serem enfrentados. “Na minha infância, vivi no Moinhos de Vento, quando ainda nem havia árvores no Parcão, relembra ao cruzar a Avenida Goethe.

Já o servidor público José Antônio Berta Antunes diz já ter um plano para implementar nos bairros Praia de Belas e Menino Deus, mas prefere não revelar, pois diz que uma comissão formada na reunião do V Congresso da Cidade ainda está trabalhando internamente para implementar o projeto de melhorias. Como gestor ambiental do Tribunal Regional Federal, acredita que vai poder ter uma atuação muito além da reciclagem, podendo contribuir muito para a região em que vive.

Outra Cuidadora da Cidade que já tem claro o que é preciso para melhorar sua região é Vilma dos Santos. Costureira aposentada, há 20 anos ela trabalha em prol das comunidades do Jardim Carvalho, especialmente nas questões relativas a urbanização e cuidado com as crianças. Para ela, o problema nas comunidades é ocupação para os jovens. ”Além de estudar, eles deveriam ser mais envolvidos com a comunidade, para não terem tempo de aprender coisas ruins”, avalia a líder comunitária. Segundo ela, idosos também deveraim ter mais opções para poderem contribuir para a cidade. Vilma acredita que a partir dos próximos encontros dos Cuidadores poderão ser construídas algumas alternativas.

O morador do Bairro Moinhos de Vento Paulo Knjinik também acha que é preciso maior envolvimento dos moradores. Ele alega haver resistência e falta de disponibilidade das pessoas, especialmente em bairros com maior poder aquisitivo, para se discutir conjuntamente soluções. Geólogo aposentado, Paulo acredita que problemas de trânsito, barulho à noite e estacionamento são alguns temas que deveriam envolver mais os moradores na busca de soluções.

O V Congresso da Cidade está na sua etapa bairros, percorrendo todas as regiões de Porto Alegre até julho. O objetivo é construir um plano para o futuro da cidade. O ação dos Cuidadores é uma atividade paralela, que está envolvendo voluntários e lideranças comunitárias nesse processo parav a realização de ações de mobilização.

O papel do Cuidador é disseminar idéias e valores do voluntariado e da cooperação nos seus bairros de origem e na cidade como um todo. Devem promover ações de Cuidação da Cidade, originadas dos motes escolhidos pelas comunidades nos encontros de bairro do V Congresso da Cidade, mantendo o território mobilizado e articulado em torna da cultura da responsabilidade de cada cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário