Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para comemorar os 18 anos, jovem abre mão de festa e convoca amigos para doarem sangue.

Esta matéria, publicada na Zero Hora desta segunda-feira, é mais um bom exemplo de cuidado com a cidade.

Foto:Diego Vara / clicRBS

Encher a casa de amigos e assar um suculento churrasco. Essa pode ser a ideia de aniversário perfeito para muitos jovens, mas não para o estudante de Educação Física Gabriel Kessler Merlin. Ele abriu mão disso e preferiu convidar sua turma para comemorar em um hospital.


— Todo mundo comemora os 18 anos da mesma forma, eu queria fazer algo diferente — explica.

Por meio do Facebook, Gabriel criou o evento chamado "Aniversário Solidário". A intenção é reunir amigos na próxima quarta-feira, a partir das 16h, no hospital São Lucas, da Pucrs, em Porto Alegre, para celebrar a maioridade doando sangue.


A inspiração para a ideia pode ter vindo de casa. A mãe do jovem, a professora Cynara Chemale Kessler, doa sangue com regularidade. Ainda assim, ela revela que foi surpreendida pela iniciativa.

— Eu já estava pensando em fazer um churrasco. Perguntei o que ele queria de aniversário e ele disse que queria doar sangue. Achei maravilhoso, inclusive, vou doar.

Orgulhosa, a mãe ainda não descarta totalmente a realização de uma "festinha" em casa para marcar a data, depois do evento. Esta será a primeira vez que Gabriel doará sangue.


Uma nova portaria, publicada há 11 dias pelo Ministério da Saúde, gerou mudanças nos atendimentos nos hemocentros do país. Entre elas, a alteração na faixa etária para coletar bolsas, que foi ampliada para 16 a 67 anos. Antes, só quem tinha de 18 a 65 anos podia doar sangue. Assim, os amigos mais novos de Gabriel poderão participar da "festa".

Tales da Silva, de 17 anos, é um deles. Por ser menor de idade, ele precisará levar uma autorização assinada pelos pais.

— Achei muito bacana, até porque sempre falam da má utilização das redes sociais e esse é um bom exemplo de uso. Todo mundo gostou da ideia — comenta.

Até as 19h de domingo, 21 pessoas já haviam confirmado presença no evento.

Quem também aprovou foi a enfermeira Clarisse de Oliveira, do banco de sangue da Pucrs. Segundo ela, o local recebe em média entre 800 e 900 doações por mês, e todos os doadores são muito bem-vindos.


Segundo o Ministério da Saúde, para poder doar, os candidatos devem ter:

Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após an
álise pelo médico do serviço de hemoterapia.

Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos.

Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário