Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto Oásis inicia revitalização no bairro Bom Jesus

A ONG Oásis estará neste sábado, 28 e no domingo, 29, pela terceira vez na Vila Nossa Senhora de Fátima (bairro Bom Jesus) em ação denominada “Bairro limpo, verde e alegre". São 24 voluntários que farão o trabalho de revitalização da Rua 18, desenvolvendo atividades coletivas de construção de um novo ambiente. A iniciativa foi aprovada em reunião do 5º Congresso da Cidade. A ação começa às 9h e será encerrada às 17h. Equipes do DEP, DMLU e CAR Leste estarão apoiando a ação dos voluntários e da comunidade.

Nos últimos dois sábados, 7 e 14, os voluntários realizaram oficina de reconhecimento chamada Cabra Cega, na qual os participantes circulam pelos diversos ambientes da comunidade com os olhos vendados. A ideia foi despertar o olhar apreciativo dos voluntários junto à comunidade, plantas, carros, objetos, árvores, cachorros, gatos. "As caminhadas por ruas e becos visam a estimular a percepção quanto aos costumes dos moradores, cultura local predominante, formas de comunicação e tecnologia", disse a colaboradora da ONG, Natália Dittmar.

Serão quatro finais de semana de atuação na Bom Jesus, com uma metodologia livre para despertar o espírito criativo e colaborativo da comunidade. A proposta é de revitalizar os ambientes de acordo com o perfil da comunidade, proporcionando estímulos para que sejam revitalizadas ruas pela própria comunidade, com apoio dos cuidadores e atores sociais da localidade. As atividades dos voluntários são acompanhadas pelo coordenador do Centro Administrativo Regional da Zona Leste, Rodrigo Kandrik, delegados do Orçamento Participativo, lideranças da Bom Jesus e cuidadores do bairro.

Mais informações com o coordenador do CAR Leste, Rodrigo Kandrik no telefone: 91878758.

Projeto Oásis Net Impact Porto Alegre - Trata-se de uma metodologia social do Instituto Elos do Brasil que, por meio da parceira com a Net Impact, pretende realizar uma ação de impacto em uma comunidade de Porto Alegre. Oásis é um jogo que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário