Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Porto Alegre busca ampliar acordos para o desenvolvimento da cidade



A cidade de Porto Alegre deu início nesta quinta-feira à discussão sobre a possibilidade da criação de um Plano de Metas para o município. O debate ocorreu durante um seminário que faz parte da programação do V Congresso da Cidade, no auditório da Fundação de Economia e Estatística.

O encontro reuniu quatro universidades que participam do V Congresso da Cidade, representantes das comunidades, Prefeitura, Agenda 2020, além de entidades que discutem o desenvolvimento das cidades, como a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos.

Pele manhã, o coordenador executivo do Movimento Nossa São Paulo, Mauricio Broinizi, fez uma exposição sobre o acompanhamento da gestão pública na maior cidade do país. Em São Paulo, a lei prevê que os prefeitos têm 90 dias após a posse para apresentar metas para 4 anos de governo e um balanço, a cada 6 meses, do desempenho dessas metas. “Nessa rede, trabalhamos com o conceito da Ética da Responsabilidade, partindo do princípio de que todos somos responsáveis pela cidade e valorizando boas práticas tanto das empresas, quanto dos cidadãos”, avaliou Broinizi.

Para o secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cezar Busatto, a capital gaúcha pode avançar na discussão de alternativas para melhor avaliar o impacto das políticas públicas e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento da cidade. No entanto, na avaliação do secretário, não basta o cidadão cobrar do governo melhorias na sua região, é preciso que o conjunto de metas seja de toda cidade, definidas com a participação dos cidadãos, empresas e governo.

O coordenador do Eixo do Desenvolvimento da Cidadania do V Congresso da Cidade, professor Milton Cruz, da UFRGS, também destacou a importância de uma nova relação institucional entre esses atores, pois, segundo ele, “os problemas das cidades avançam numa velocidade muito maior do que a capacidade das cidades de enfrentá-los”.

O V Congresso da Cidade está sendo realizado nos 82 bairros de Porto Alegre e se estende até novembro, quando será definido um plano de futuro para toda a cidade. O Seminário foi promovido pela da Prefeitura de Porto Alegre, Observa POA, Rede Nossa São Paulo, FAUPUCRS, UNISINOS, UFRGS, UFRGS, AVINA, NET IMPACT e Agenda 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário