Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Realiza-se amanhã, 28, I fórum Internacional de Mutualismo

Amanhã, , 28, será realizado em Porto Alegre I Fórum Internacional de Mutualismo. O evento, que acontece no Hotel Deville, é uma iniciativa da Organização de Entidades Mutualistas da América (Odema), em parceria com o Círculo Operário Porto-Alegrense (Copa) e com apoio da prefeitura. O prefeito participa da abertura do encontro, às 9h.

O secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, vai integrar o painel "Líderes Americanos da Economia Social e Solidária – A participação, a ajuda mútua e a solidariedade como fatores chave na proteção social de seus membros". Segundo Busatto, o conceito de mutualismo aproxima-se de outro mais conhecido no Brasil, que é o cooperativismo. Segundo ele, Porto Alegre tem sido referência como cidade que busca articular sua rede de participação. 

O objetivo do fórum é impulsionar uma estratégia de trabalho com entidades solidárias afins. No encontro de Porto Alegre, será debatido o mutualismo como um sistema de inclusão sustentável e eficaz, que contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária.


"A Odema é uma organização sem fins lucrativos que representa o mutualismo americano e está constituída por mais de 46 entidades pertencentes a 15 países da América do Norte, Central, Sul e Caribe. Segundo a entidade, sua criação cobriu a ausência de representatividade nos fóruns mundiais da economia social e solidária. Seu objetivo principal é a integração regional das entidades mutualistas, estabelecendo condições para a diminuição da pobreza e a promoção da igualdade de oportunidades e do equilíbrio social."


  *Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário