Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Congresso da Cidade chega ao Menino Deus e Praia de Belas

Hoje à noite, 18, será realizada a segunda reunião da “Etapa Bairros” do 5º Congresso da Cidade, nos bairros Menino Deus e Praia de Belas. Com as presenças de moradores e lideranças locais, o encontro será moderado em ação de Governança, visando a promover a mobilização e articulação do desenvolvimento humano do cidadão, urbano-ambiental e econômico da cidade.

A definição dos Motes e Metas para as duas comunidades envolvidas será a missão dos participantes, que estarão reunidos a partir das 19h, na rua Botafogo, 396, na Escola Estadual Presidente Roosevelt. O Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade informa ainda que essa etapa passará pelos 82 bairros de Porto Alegre até julho.

As decisões dos bairros serão levadas a outros encontros, nas regiões de Planejamento e do Orçamento Participativo, além de integrarem a rodada final do 5º Congresso da Cidade, em novembro, quando as definições dos territórios serão discutidas no conjunto da cidade. Outras informações podem ser obtidas no Centro Administrativo Regional do Centro (rua Siqueira Campos, 1180) ou pelos telefones: (51) 3289-8410 e 8409.

Menino Deus
O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 30.717 habitantes, representando 2,26% da população do município. Com área de 2,31km², representa 0,49% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 13.297,40 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 0,9%, e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 15,8 salários mínimos.

Praia de Belas
O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 1.869 habitantes, representando 0,14% da população do município. Com área de 2,61km², representa 0,55% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 716,09 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 1,6%, e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 12,7 salários mínimos.

Como funciona - O 5º Congresso da Cidade está na Etapa Bairros, quando participam representantes de diversos setores, público e privado, organizações não-governamentais, voluntários e lideranças locais. Os encontros serão realizados nos 82 bairros de Porto Alegre até o início de julho. Nos bairros, as lideranças formam comitê para mobilização e articulação do território. Em novembro, será realizado o seminário final, com a compilação de Metas e Motes para cada bairro. O mote do 5º Congresso da Cidade é a Copa do Mundo de 2014, mas as discussões terão seu horizonte estendido até 2022, buscando definir ações planejadas que tragam melhorias para os moradores e, ao mesmo tempo, contribuam para o aperfeiçoamento da democracia e o cuidado com a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário