Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bairro Bom Jesus tem meta de revitalizar 24 ruas até 2014

A primeira reunião da Etapa Bairros do V Congresso da Cidade, realizada na tarde desta segunda-feira (18), definiu Metas e Motes para o futuro da região. A revitalização de 24 ruas até 2014, a oferta de vagas escolares, a melhoria da freqüência dos alunos, mais coleta seletiva e mais áreas para esporte e lazer, cooperativismo e qualificação também fazem parte dos desejos dos cerca de 30 mil moradores da região, representados por lideranças comunitárias presentes à reunião.

Para concretizar a meta de revitalização das ruas, ficou definida a implantação do primeiro modelo do projeto Oásis em parceria com a ONG Net Impact em Porto Alegre. Segundo Reynaldo Mello, existem cerca de 50 jovens universitários dispostos a participar de um mutirão com a comunidade para tornar mais belos os recantos do bairro. Ficou acertado que no próximo dia 7 de maio, um grupo visitará ruas degradadas para definir um plano de trabalho. De acordo com Rodrigo Kandrik, coordenador do Centro Administrativo Regional da Prefeitura, há outros parceiros privados interessados em participar do projeto de melhoria da infraestrutura do bairro, que só se tornará realidade com uma parceria entre poder público, setor privado, entidades e comunidade.

Segundo o diretor de Governança da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Plínio Zalewski, a Bom Jesus é um território fértil para a realização de projetos em parceria. Além de articulação já existente, o bairro teve no item “Desenvolvimento da Cidadania” sua melhor avaliação nos quatro quadrantes da Bússola do Desenvolvimento Local, que reúne uma série de notas a partir de dados censitários e pesquisa de percepção com as principais lideranças. A menor nota do bairro foi para o item “Desenvolvimento Urbano Ambiental”, que inclui, por exemplo, a avaliação das áreas verdes, regularização fundiária, coleta de lixo e limpeza.

Para o mecânico Paulo Pacheco, 58 anos e 46 anos de vida na Bom Jesus, a região tem muitas carências de investimentos, mas também falta consciência da população para alguns cuidados básicos, como a criação de focos de lixo. Para ele, problemas como esses só serão resolvidos com integração entre órgãos públicos e comunidade.

Para a secretária Santa Margarida da Silva Hanauer, 42 anos, o V Congresso da Cidade será uma oportunidade para colocar em prática de forma voluntária sua experiência no Centro de Educação Ambiental, uma ONG localizada no Bom Jesus. Santa participou, no dia 5 de abril, do curso capacitação de Cuidadores da Cidade, uma parceria entre o CapacitaPOA, a Parceiros Voluntários e o IEPP. Ela estará junto com o grupo formado por primeiro, segundo e terceiros setores para fazer a visita de campo no início de maio aos locais que poderão ser revitalizados nos próximos anos.

A reunião da Bom Jesus será seguida pelos bairros Menino Deus e Praia de Belas, na noite do dia 18, e Sarandi e Restinga, na noite do dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário