Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bússola do Desenvolvimento revela índices da cidade

Como resultado do 5º Congresso da Cidade, agora Porto Alegre já conta com a Bússola do Desenvolvimento Local, composta por Pesquisa de Percepção, Dados Primários e Secundários. A ferramenta possibilita uma análise profunda dos indicadores gerados nos Encontros Moderados de Governança realizados nos bairros durante o período de realização do 5º Congresso da Cidade, iniciado em março e concluído em dezembro. (áudio)
As mobilizações das dimensões territoriais ocorreram com base nas informações e dados prestados pelas lideranças e atores sociais locais, com o objetivo de pensar e projetar a Porto Alegre desejada a partir de 2014, aproveitando os esforços da preparação para a Copa do Mundo na articulação de um projeto solidário de desenvolvimento da cidade.  Os mais de 6 mil participantes e atores sociais do 5º Congresso da Cidade também projetaram seus olhares para o ano de 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos.
No último sábado, 10, durante encontro, que contou com a participação de mais de dois mil representantes dos 82 bairros da cidade, no Centro de Eventos da PUC, o prefeito José Fortunati recebeu do Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade, uma placa alusiva com a expressão gráfica da primeira Bússola do Desenvolvimento de Porto Alegre.
Através de um sistema, criado pelo ObservaPOA, os cidadãos podem visualizar as Bússolas dos Bairros, das Regiões do Orçamento Participativo e de Planejamento e da cidade de Porto Alegre. A ferramenta, também possibilita a conexão com as redes sociais e proporciona interatividade dos usuários. Os índices de Porto Alegre, avaliados de 0 a 10 foram os seguintes: Desenvolvimento Humano - 5,64; Desenvolvimento da Cidadania - 5,62; Desenvolvimento Econômico - 5,24 e Desenvolvimento Ambiental - 4,73.
Bússola do Desenvolvimento Local - É uma metodologia de planejamento territorial que representa quatro dimensões do desenvolvimento local quanto aos aspectos humano, cidadão, urbano-ambiental e econômico. A Bússola apresenta graficamente a combinação de vários indicadores da cidade, permitindo monitorar o desenvolvimento local, identificar desafios e o controle social das ações no território em cada uma das quatro dimensões. A Bússola do Desenvolvimento foi elaborada pela Secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), em parceria com a Unesco, e está na fase de finalização da sua construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário