Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 31 de março de 2011


Confiram o U-Bike, esta é uma bela iniciativa na cidade de São Paulo.

O U-Bike é um projeto de ciclo-turismo urbano, desenvolvido pela Green Mobility com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. A idéia nasceu da necessidade de interligar a rede de hotéis da cidade de São Paulo com o turismo mais sustentável, aproveitando a noite paulista e os finais de semana, quando a cidade é mais amigável ao ciclista. O projeto tem chamado a atenção da mídia estrangeira, primeiro foi a WOW Magazine que apontou o U-Bike como um projeto inovador , dentro do que eles classificaram como turismo urbano ecológico. Como de costume, a mobilidade sustentável chama mais atenção fora do que dentro do Brasil, o que reflete no número de turistas estrangeiros interessados em fazer um ciclo-tour com o U-Bike, tem aumentado consideravelmente na maioria das vezes altos executivos de multinacionais. Semana passada fomos procurados por um Diretor da NIKE ( Portland) e neste final de semana, um alto executivo da IBM que mora em Nova Iorque, mas vem trabalhar na região de campinas com frequência, disse-nos que leu uma reportagem sobre o U-bike na Revista American Way , durante uma viagem nos EUA e resolveu conhecer a cidade de São Paulo de Bicicleta junto com a Filha ( veio pelo primeira vez ao Brasil) , ela mora em Nova Iorque e só anda de bicicleta. Diversos estrangeiros tem nos procurado mas infelizmente poucos brasileiros. Quer provar seu amor pela sua cidade? Vá de U-Bike.

www.u-bike.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Escolha a logomarca oficial do V Congresso da Cidade de Porto Alegre

É você quem vai decidir qual será a logomarca oficial do V Congresso da Cidade. As opções que criamos são estas. A partir de amanhã, 24/3, logo após a cerimônia de abertura do lançamento do evento, iniciará a votação, neste blog.

Para participar é bem simples. Basta você analisar a imagem e os conceitos sobre os elementos que compõem cada proposição de cada logomarca. Aí é só prestar atenção no número a ela relacionado e, na enquete, no menu esquerdo do blog, marcar a opção que você considera melhor.

O processo de escolha inicia no próximo dia 24 de março e encerra a meia-noite do próximo dia 05 de abril. Se você quiser, pode acompanhar o andamento da votação na mesma área da enquete.


As 3 opções

Nº 01

Logomarca nº 01

A proposta nº 01 representa uma união entre o indivíduo (ator social responsável pela transformação), a cidade (espaço de convivência a ser reinventado) e a Bússola do Desenvolvimento Local (metodologia aplicada para a avaliação do desenvolvimento dos territórios da cidade). Conceitualmente, esta marca une os três dos elementos centrais do V Congresso da Cidade. Seu entendimento completo requer o conhecimento da metodologia que será aplicada no processo de construção de motes e metas para o futuro de Porto Alegre.

Nº 02

Logomarca nº 02

A proposta nº02 é uma versão simplificada da proposta nº1. Ela mantém o elemento humano (sempre ao centro), apresenta o instrumento da metodologia aplicada. A cor aplicada de forma mais contrastante reforça a importância do papel do indivíduo e chama mais atenção para o nome do evento.

Nº 03

Logomarca nº 03

A proposta nº 3 apresenta um conjunto de indivíduos dando sustentação ao evento, a partir da participação e da sinergia entre a potencialidade de cada um. Os bonecos representam a força da coletividade; as cores a pluralidade e o slogan traduz o esforço conjunto como sendo a vontade de planejar e construir o futuro da cidade em que vivemos. É uma marca focada mais na participação dos atores sociais.

Agora é com você, cidadão de Porto Alegre! 


Vote e recomende que seus amigos e conhecidos também façam parte desta enquete, e, claro, comecem a se preparar para participar da construção do sonho de futuro coletivo para nossa cidade.

terça-feira, 29 de março de 2011

Como será nossa cidade no futuro?

Assista à reportagem da RBS TV que foi ao ar no dia do aniversário de 239 anos de Porto Alegre e ajude a trazer novas ideias ao V Congresso da Cidade. (Publicada em 26/03/2011)

Definido calendário das reuniões de bairro


As reuniões dos 82 bairros de Porto Alegre que fazem parte das discussões do V Congresso da Cidade começam no próximo dia 7 de abril. Os encontros para identificar Motes e Metas se estendem até 30 de junho, finalizando pelo bairro Jardim Sabará. Aguarde a confirmação da data na sua região e participe!

domingo, 27 de março de 2011

239 razões para morar em Porto Alegre



Inspirador e bem produzido este projeto especial do Jornal do Comércio que ouviu internautas para mostrar Porto Alegre em 239 ângulos. 

Esse é o presente que o site do Jornal do Comércio, junto com seus leitores, entrega à cidade neste aniversário de 239 anos.

Colocada no ar no dia 17 de março, uma ação movimentou o site do JC: os internautas foram desafiados a reunir a mesma quantidade de anos da Capital em motivos para se viver aqui. Diferente do que a Redação imaginou, as respostas chegaram de forma rápida e com sugestões muito originais.

O resultado foi expressivo e o apoio dos leitores massivo. Recebemos milhares de visitas, centenas de comentários e ainda mais sugestões. Nas redes sociais, a proposta do JC ganhou 117 recomendações no Facebook e outras centenas no Twitter.

Descubra porque o povo porto-alegrense tem tanto orgulho de dizer que é tri legal defender as suas raízes!

sábado, 26 de março de 2011

Passeio virtual

Bem legal este jogo virtual que a Zero Hora disponibilizou para você testar seus conhecimentos sobre alguns dos pontos turísticos de Porto Alegre!

Chame seus amigos e descubram quantos locais vocês conseguem visitar em 12 horas. É só clicar aqui

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vídeo do lançamento

Saiu na imprensa

O lançamento do V Congresso da Cidade de Porto Alegre foi notícia em todos os jornais da capital gaúcha. Além disso, diversos blogs locais também comentaram a iniciativa. Vejam abaixo algumas dessas matérias:

Capital ganha ferramenta virtual para articular soluções coletivas para a cidade

Diário Gaúcho: uma linda homenagem no aniversário de Porto Alegre
Correio do Povo

Destaque no Jornal do Comércio, que também deu chamada de capa
Nota com foto na coluna de Rosane Oliveira, em ZH
Matéria publicada na Zero Hora
Jornal O Sul



quinta-feira, 24 de março de 2011

Um novo tempo!

A plataforma colaborativa portoalegre.cc disponibilizada a partir de hoje já entrou na pauta das grandes redações. A zerohora.com colocou na capa um destaque chamando para a mais nova ferramenta digital da cidade de Porto Alegre. Acesse aqui o link da matéria postada por ZH.

Enquanto isto, na fanpage do Facebook, o sucesso não pára! Já são 671 likes!

Congresso formatará Porto Alegre do futuro

portoalegre.cc
Desde a manhã desta quinta-feira, 24, Porto Alegre começou a discutir e apontar seus principais problemas da cidade e passou a buscar soluções concretas para a formatação de uma nova cidade. Trata-se do 5º Congresso da Cidade, cujo seminário de lançamento ocorreu no Auditório do Ministério Público Estadual. As discussões estão inseridas nas comemorações do 239º aniversário da Capital e se estendem até o mês de novembro. 

O seminário contou com a presença do prefeito José Fortunati, do titular da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto e de diversas autoridades, além de centenas de pessoas que lotaram o auditório. Entre os presentes estavam os ex-prefeitos João Antônio Dib, Guilherme Socias Villela, Raul Pont, Olívio Dutra e José Fogaça. (vídeo)

Durante a solenidade, ocorreu a oficialização do Protocolo de Adesão que expressa o compromisso de Porto Alegre com o 5º Congresso da Cidade, que foi assinado pelo prefeito José Fortunati e representantes do Comitê Gestor do 5º Congresso composto por: Coordenação Executiva, Comitê de Eventos, Comitê de Mobilização e Comitê de Comunicação Social.

Adesão

Definida como uma das principais parcerias constituídas para o Congresso foi a assinatura de Protocolo de Adesão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Unisinos e a Ulbra. O termo estabelece a cooperação destas universidades com o Comitê Gestor, do qual fazem parte a Prefeitura de Porto Alegre e diversas entidades públicas, privadas e ONGs. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro temáticas, promover dois seminários ao longo do ano - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um mensal sobre suas respectivas áreas.

“Estamos aqui para buscar soluções concretas e não simplesmente traçar teses sem eficiência prática para melhorar a vida de todos porto-alegrenses”, enfatizou Fortunati. O prefeito destacou que o desafio é construir em conjunto com a sociedade civil organizada, população e poder público, as políticas públicas mais eficientes para a cidade. Fortunati ressaltou a presença de ex-prefeitos que colaboram na construção da história da cidade e transmitem experiências de gestão para trabalhar o futuro da cidade. 

Na ocasião, o prefeito solicitou que os colaboradores atendessem a duas metas para evoluir nos trabalhos: respeitar as diferenças, pela pluralidade da cidade com tolerância para encontrar as melhores soluções para os problemas; e combater as desigualdades. “Nosso objetivo com este Congresso é que possamos sedimentar práticas transformadoras para a nossa cidade”.

Democratização

Para o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, o Congresso reafirma o movimento de democratização da cidade com a participação de conselhos, entidades, governos, universidades, sociedade, etc. “Queremos melhorar a convivência, fortalecendo laços de cooperação para cuidarmos melhor da nossa cidade”. Busatto destacou que no final do ano serão apresentados os resultados de todas as etapas trabalhadas e suas demandas para serem colocadas em prática na cidade.

A representante do 3º setor, Conselheira do OP da Região Nordeste, Maria Deloí Silveira Cardoso, falou da importância do Orçamento Participativo, onde a população pode se mobilizar juntamente com o poder público. “Nós temos todo o interesse em discutir e apontar os problemas, mas queremos buscar soluções e contribuir profundamente para políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da nossas comunidades”.

Na ocasião, também foi apresentada a plataforma colaborativa “portoalegre.cc”, que compõe os espaços de participação do 5º Congresso da Cidade, pelo coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos e coordenador do Projeto, Daniel Bittencourt. Através da plataforma, que pode ser compartilhada com as redes sociais, a população poderá interagir com o poder público contribuindo com o debate sobre as ações na cidade.

Ao final do encontro, os presentes assistiram à palestra “Cuidando de Porto Alegre”, do Lama Padna Samten.

Porto Alegre: plural, democrática e disposta a trabalhar por um futuro melhor

por Jandira Feijó*

Os ex-prefeitos de Porto Alegre, Fogaça, Pont, Olívio, Villela, Dib e o atual, Fortunati: juntos por uma cidade melhor


Uma das mais fortes expressões do significado do V Congresso da Cidade de Porto Alegre foi a presença de ex-prefeitos da capital ao lado do atual chefe do executivo municipal. Para quem não é de Porto Alegre esta imagem talvez não diga muito, mas para nós, portoalegrenses e gaúchos, sempre divididos entre chimangos e maragatos, gremistas ou colorados, esta foto é um marco importante na longa história da cidade.

Fiquei feliz por participar deste momento e de todos os que participei até poder vivenciar este dia. Ver cada um deles, com suas características pessoais e visões ideológicas distintas, mantendo suas individualidades e seus vínculos partidários, mas irmanados no desejo coletivo de que a democracia e a participação popular resultem em melhoria concreta da qualidade de vida e bem-estar de quem vive e ama Porto Alegre, simplesmente não tem preço! Isto é colocar a inteligência coletiva à disposição de uma comunidade que faz acontecer o seu futuro. Alguns anos atrás seria inviável pensar nisto. As diferenças falariam mais alto, impedindo de vermos que o que nos separa não são as divergências.

O exemplo destes homens públicos sinaliza que diferentes formas de olhar o mundo não podem ser vistas como muros, mas sim como pontes! Aqueles que estiveram no auditório lotado do Ministério Público do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira perceberam com seus próprios olhos que Porto Alegre está madura para não apenas debater seu futuro, como também para construí-lo de modo compartilhado.

Mas, o lançamento do V Congresso da Cidade foi além da imagem acima. A conselheira do Orçamento Participativo, Maria Deloí Silveira Cardoso, conhecida na cidade por sua sinceridade e engajamento comunitário, estava lá, ao lado dos ex-prefeitos, do prefeito atual, da presidente da Câmara de Vereadores, dos representantes de quatro universidades (UFRGS, Unisinos, Puc e Ulbra), do Ministério Público, da Assembléia Legislativa, de empresários. De igual para igual, porque é este o sentido da cidadania. Que outra cidade do mundo consegue isto? A cidade do Fórum Social Mundial, da Conferência Mundial das Cidades; a cidade que amanhã completa 239 anos vem mostrando que um outro mundo é possível quando a gente consegue se reinventar!


E nesta sua imensa capacidade de renascer e se reinventar, Porto Alegre abrigou a idéia generosa de uma plataforma colaborativa desenvolvida pela Coordenação do Curso de Comunicação Digital da Unisinos, onde cada um e todos que amam esta cidade poderão ofertar sua energia, sua inteligência, sua disposição para cooperar e conectar-se a outros vagalumes que também queiram intervir hoje, aqui e agora para que o futuro não seja apenas esperado, mas construído. O projeto portoalegre.cc é revolucionário, inteligente, amigável. Acesse o link e descubra o que você pode fazer quando se dispõe a compartilhar e a dialogar. 

Que coisa boa parte fazer parte deste movimento! Vem com a gente você também!


*Jornalista

quarta-feira, 23 de março de 2011

Abertura do 5º Congresso da Cidade acontece hoje

Debates sobre a cidade começam em março e se estendem até novembro

Nada melhor do que incluir nas comemorações do 239º aniversário de Porto Alegre o lançamento de um grande movimento para debater o futuro da capital gaúcha.

O grande desafio para unir esforços e a inteligência coletiva de nossa gente começa nesta quinta-feira, 24, com o seminário de lançamento do V Congresso da Cidade. A abertura será às 9h30, no Auditório do Ministério Público Estadual (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) e o seminário poderá ser acompanhado pela Internet. 

A Procempa é parceira do evento e disponibilizará a transmissão ao vivo pelo link mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/vcidade, que só estará ativo a partir do início dos trabalhos, previsto para as 10h

Os debates presenciais começam em março e se estendem até novembro.

Uma das principais parcerias que será construída no seminário está relacionada à participação de pelo menos quatro grandes universidades do Rio Grande do Sul, que estão se engajando ao V Congresso da Cidade. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro grandes temáticas, promover dois seminários ao longo do ano - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um encontro mensal sobre suas respectivas áreas.

Parcerias

A adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Unisinos e Ulbra será simbolizada com a assinatura de um termo de parceria com o Comitê Gestor, do qual fazem parte a Prefeitura de Porto Alegre e diversas entidades públicas, privadas e ONGs. A assinatura ocorrerá durante a abertura do V Congresso da Cidade. Como membros do Comitê Gestor, também assinarão o termo representantes das comissões de Mobilização, Eventos e Comunicação.

São quatro as dimensões sobre o desenvolvimento de Porto Alegre que serão discutidas no 5º Congresso da Cidade: do desenvolvimento humano, do desenvolvimento cidadão, econômico e urbano/ambiental.

A Ufrgs será responsável pela dimensão do desenvolvimento cidadão; a PUC desenvolverá ações voltadas à dimensão urbana/ambiental; a Unisinos trabalhará a área do desenvolvimento humano; e a Ulbra ficará responsável pelo desenvolvimento econômico. Através desses quatro eixos, serão organizados grupos de trabalho específicos, seminários e conferências, com o objetivo de serem delineadas as grandes diretrizes estruturantes - Motes e Metas - para a cidade até 2022. Tais diretrizes serão sistematizadas e apresentadas na Etapa Porto Alegre, em novembro de 2011, e integrarão o Pacto de Governança Municipal.

Programação

Dia: 24 de março, a partir das 9h30
Local: Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)
10h – Abertura e Convocatória do 5º Congresso da Cidade (Prefeito de Porto Alegre e Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade)
10h45 – Apresentação da Plataforma Colaborativa
11h - Palestra com Padma Santem - Cuidando da Cidade - uma abordagem integrada
12h – Encerramento

V Congresso da Cidade tem mais de 450 participantes cadastrados

Reunião realizada em 05/03/2011
Cerca de 450 pessoas já foram cadastradas no período que antecede o lançamento do V Congresso da Cidade, que ocorre amanhã, 24/3, no auditório do Ministério Público Estadual. 

O Comitê Gestor, que lançará a convocatória à cidade de Porto Alegre, reúne a Coordenação Executiva e três comissões responsáveis pela organização do evento (Mobilização, Comunicação e Eventos). Desses, o maior grupo é a Coordenação Executiva, formada por cerca de 50 pessoas.

Todos cadastrados representam diversas entidades, setor público e iniciativa privada ou são cidadãos que estão, pouco a pouco, integrando-se ao processo de planejamento e de definição de cuidado com a cidade. A previsão é que o evento de lançamento, que começa às 9h30min, reúna 700 pessoas.

Cada comissão definiu formas de organização interna e sugestões para mobilizar a cidade para o V Congresso. A partir de abril, serão iniciadas reuniões nos 82 bairros de Porto Alegre, nas regiões do Orçamento Participativo e de Planejamento. 

Os encontros dos comitês são abertos ao público e qualquer pessoa pode participar da mobilização do V Congresso da Cidade, que se estende até novembro.

Ajude a divulgar

Você pode ajudar a divulgar o V Congresso da Cidade, informando sua rede de amigos e contatos pessoalmente, por telefone, por email, pelo MSN ou ainda postando informações, notícias, agendas nas suas páginas no Facebook ou Orkut, mensagens no seu perfil no Twitter ou por SMS via seu celular.

Neste blog, no menu do lado direito existem botões de compartilhamento das notícias aqui publicadas que podem facilmente ser direcionadas para as mídias digitais de sua preferência.

Um primeiro material de divulgação já pode começar a ser usado para isto. Este pequeno panfleto publicado abaixo pode ser copiado e em encaminhado por e-mail ou impresso e colocado no mural de recados do seu prédio, do seu serviço, de sua associação, por exemplo.

Se você quiser apenas copiar a imagem, basta selecioná-la e ao clicar com o botão direito do mouse escolher a opção 'copiar'. Feito isto, escolha onde quer publicá-la e volte a clicar com o botão direito do mouse, agora escolhendo a opção 'colar'.

Se você quiser salvar a imagem em seu computador, basta seguir as orientações acima, apenas escolhendo a opção 'salvar como'.

terça-feira, 22 de março de 2011

A Bússola do Desenvolvimento

Uma grande inovação dessa edição do Congresso da Cidade será a utilização de uma metodologia de planejamento territorial chamada Bússola do Desenvolvimento Local, com quatro quadrantes (Desenvolvimento Humano, Cidadão, Urbano e Econômico). 

Cada uma dessas dimensões concentra uma série de informações e indicadores sobre as regiões que permitirão construir um perfil sobre o desenvolvimento de cada bairro. Esses dados auxiliarão na definição de quais são os maiores problemas e desafios para a cidade. 

Para orientação dos Encontros Moderados de Governança, cada território terá a sua Bússola do Desenvolvimento Local, representação gráfica da combinação ponderada de vários indicadores de desenvolvimento: Humano, Cidadania, Urbano-Ambiental e Econômico. 

A Bússola do Desenvolvimento Local utilizará, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados primários e secundários, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros, e também mesclará indicadores de percepção das lideranças locais. 

A Bússola permitirá uma melhor compreensão da situação atual de cada território, favorecendo sua articulação interna, e funcionará como um indicador de gestão continuada medindo os impactos dos projetos executados na condição do desenvolvimento local.

Parcerias por uma Porto Alegre melhor para todos

Diversas parcerias poderão ser formadas durante o V Congresso da Cidade.

Cuidadores da Cidade


Uma parceria que já teve início envolve a Prefeitura, a ONG Parceiros Voluntários e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP). A partir de abril, Porto Alegre contará com um grupo de 164 pessoas dedicadas a formar uma rede de “Cuidadores da Cidade, sendo 82 alunos formados pelo CapacitaPOA em cada bairro e 82 voluntários escolhidos pela PV. 

Eles trabalharão com temáticas voltadas à qualidade de vida da cidade, como legislação, técnicas de sensibilização, meio ambiente, cuidados no trânsito, violência doméstica, preservação do patrimônio público, entre outros, e identificarão ações de mobilização nos territórios, integradas às etapas de realização do V Congresso da Cidade. A meta é formar, até o final do ano, uma rede de 2,5 mil “cuidadores da cidade”.

Universidades e Comunidade

Pelo menos quatro grandes universidades do Rio Grande do Sul estão se engajando ao Congresso. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro grandes temáticas da cidade, promover dois seminários ao longo de 2011 - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um encontro mensal sobre suas respectivas áreas. 

São quatro as dimensões sobre o desenvolvimento de Porto Alegre que serão discutidas no V Congresso da Cidade por UFRGS, PUC, Unisinos e Ulbra: do desenvolvimento humano, do desenvolvimento cidadão, econômico e urbano/ambiental.

Plataforma Colaborativa

A Unisinos desenvolveu uma ferramenta que poderá servir de base para uma série de discussões e proposições para Porto Alegre.

As etapas e os eixos temáticos

A Etapa Bairros 

Logo após o lançamento do Congresso, em 24 de março, terá início o trabalho de mobilização e articulação pelos 82 bairros da cidade, com os quais os cidadãos possuem maior sentimento de pertencimento e onde as lideranças locais do primeiro, segundo e terceiro setores reúnem-se e definem Motes, Metas e ações para o desenvolvimento local e para a cidade como um todo. Também nos bairros, as lideranças formam um Comitê para a mobilização e a articulação do território.

A Etapa Regiões do OP 

A segunda dimensão territorial são as regiões administrativas de Porto Alegre, com 17 territórios definidos e hoje consolidados pela prática do Orçamento Participativo. Os Comitês dos bairros de cada região reúnem-se para analisar a Bússola do Desenvolvimento da sua região e destacar as ações que necessitam da mobilização e articulação regional, que somadas às ações já priorizadas junto ao orçamento público municipal nas reuniões próprias do OP completam e direcionam o conjunto de esforços identificados pelo território para o seu desenvolvimento.

A Etapa Regiões de Planejamento

A terceira dimensão territorial corresponde às oito regiões de planejamento da cidade, onde já são analisadas e planejadas as questões do desenvolvimento urbano. O V Congresso da Cidade fortalecerá a discussão do desenvolvimento nesta dimensão territorial, agregando também os aspectos do desenvolvimento humano, da cidadania e desenvolvimento econômico, que constituem os quadrantes da Bússola do Desenvolvimento Local.

A Etapa Porto Alegre 

A quarta dimensão territorial é a cidade de Porto Alegre, constituída por suas dimensões territoriais mobilizadas e articuladas pelo V Congresso, trabalhando numa mesma base metodológica, com um indicador de desenvolvimento comum e reunidas na Assembléia Final para consolidar a visão, as ações e os projetos mobilizados e articulados pelo processo de Governança Solidária Local revisado.

Os Eixos Temáticos 

A escolha dos eixos temáticos como espaços de participação do V Congresso obedece à metodologia de construção da Bússola do Desenvolvimento Local. Através dos eixos de Desenvolvimento Econômico, Humano, Cidadão e Urbano, poderão ser organizados Grupos de Trabalho específicos, Seminários e Conferências, com o objetivo de serem delineadas as grandes diretrizes estruturantes até 2022 e que serão sistematizadas e apresentadas na Etapa Porto Alegre e integrarão o Pacto de Governança Municipal.

Governança Solidária Local revisada

O V Congresso da Cidade propõe-se a ser, acima de tudo, um esforço para reafirmar o movimento de democratização de Porto Alegre e reunir movimentos que fazem da cidade uma referência internacional pelo seu processo democrático. 

Aqui, Associações de Moradores, Conselhos Populares, Conselhos de Políticas Públicas, Orçamento Participativo, entidades sociais e empresariais, igrejas, universidades, ONG’S, governo e tantas outras iniciativas já trabalham pelo bem-estar dos moradores. 

O Congresso busca também ser um palco de encontro de organizações, empresas e entidades que já realizam atividades cuidadoras, seja de forma organizada ou informal. É uma oportunidade para integrar esforços em busca de um futuro melhor, para que os ativos materiais e humanos da cidade se articulem em busca de ações concretas e possam manter essa integração de forma permanente.

O futuro de Porto Alegre começa a ser desenhado agora

O V Congresso da Cidade será lançado no próximo dia 24/03, quinta-feira, durante a Semana do 52º Aniversário de Porto Alegre. Toda a comunidade está sendo convocada a se engajar num grande esforço de planejamento e ampliação do cuidado com a capital gaúcha. 

O seminário de abertura começará às 9h30min no Auditório do Ministério Público Estadual e trará a metodologia do trabalho que se estende até novembro, além de palestras sobre o cuidado com a cidade. 

O evento ocorre a partir das 9h30min no Auditório do Ministério Público. Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80.

Seminário de Lançamento

10h – Abertura e Convocatória do V Congresso da Cidade (Prefeito de Porto Alegre e Comitê Gestor do V Congresso da Cidade)

10h45 – Apresentação da Plataforma Colaborativa

11h - Palestra com Padma Santem - Cuidando da Cidade - uma abordagem integrada

12h – Encerramento

Como o V Congresso da Cidade funcionará 

O Congresso deverá envolver milhares de pessoas até novembro, quando será realizado o seminário final, com a compilação de metas e ações para cada bairro de Porto Alegre, bem como a cidade como um todo. Nesta primeira etapa, o Comitê Gestor do V Congresso da Cidade está convidando representantes de diversos setores, público e privado, organizações não-governamentais e voluntários para conduzir os trabalhos.

O Comitê Gestor 

É constituído por representantes de diversas entidades públicas, privadas e não-governamentais que uniram seus esforços para mobilizar as energias vivas de Porto Alegre. É este comitê que está convocando a cidade para integrar um grande número de porto-alegrenses aos trabalhos. Os encontros são abertos ao público e qualquer cidadão pode participar da mobilização 


É formado por uma Coordenação Executiva e três Comissões (de Mobilização, Eventos e Comunicação). Também foram constituídas Comissões Temáticas para o Desenvolvimento Econômico, Urbano Ambiental, Desenvolvimento da Cidadania e para o Desenvolvimento Humano. 

Essas comissões já definiram formas de organização interna e sugestões para mobilizar a cidade.